Ah, a Itália! Terra das massas é um dos destinos internacionais prediletos dos brasileiros. Hoje, viajamos pelas deliciosas massas italianas em um tour pelo sabor e pela tradição dos representantes oficiais do macarrão. Mamma mia, uma viagem dessas não tem como recusar! Direto da Vila Olímpia – SP, apresentamos a você o Festival de Massas.

Antepasto à moda da Chef Salada de folhas Nobres

O começo da relação dos italianos com o antepasto está datado pela época da Itália Medieval, quando aperitivos eram distribuídos aos convidados para provocar ainda mais vontade de saborear as refeições que seriam servidas no banquete.

No Cuattro Estações, o Antepasto à moda da Chef é feito com berinjela, tomate, azeitonas pretas e uva passa, levando você para uma viagem à Itália Medieval. As folhas nobres de alface roxa, alface americana e rúcula, junto com nozes e damascos picados, fecham o prato e transformam esta entrada em uma explosão de sabores jamais vista.

Festival de Massas

A relação dos italianos com as massas é muito próxima, mas não foram eles que deram origem a este prato que pode ganhar diversos formatos, pontos de cozimento e acompanhamentos. Foram os colonizadores da Itália, os árabes, que levaram a primeira forma de massa para a Sicília durante o século IX, o spaguetti.

Feita através de farinha misturada com água, a receita se adaptou através do tempo e se popularizou em solo italiano quando os locais se tornaram os primeiros a servir massa com molho de tomate e manjericão, prática que ficou famosa e é utilizada até hoje.

Nhoque de mandioquinha

Criado no Oriente Médio, o nhoque foi o nome dado a um bolo bolinho de massa compacto feito com mingau de massa e cortado em pequenos pedaços. Em uma de suas expedições à Ásia, os romanos foram os responsáveis por levar a receita para a Itália e adaptar para o paladar e consumo local.

O nosso Nhoque de mandioquinha é um intercâmbio entre a cultura italiana e a brasileira. A massa, além de saborosa, é macia e derrete na boca — textura marcante e proporcionada pelo uso de uma raiz típica do nosso país: a mandioca.

Canelone

(foto canelone)

Inspirado no formato dos aquedutos romanos, o Canelone é um dos primeiros formatos de massa criados pelos italianos e o início de sua produção começou há mais de dois mil anos atrás. A forma cilíndrica foi pensada para que essa massa acompanhasse os recheios mais pedidos da época: queijo ou vegetais.

A receita do Cuattro Estações mantém a tradição romana e conta com dois tipos de recheios, você pode optar por Queijo Ricota ou Frango. Por cima, você pode optar pelos molhos bolonhesa, pomodoro, caprese, pesto ou cuattro queijos, finalizando o prato e te levando para mais uma deliciosa viagem gastronômica pelo Império Romano.

Fusilli à Carbonara

Após o intercâmbio da massa, as regiões da Itália começaram a produzir os mais diversos formatos que se adequaram ao dia a dia da população. Nápoles, localizada no sul do país, foi uma das cidades que transformou um simples spaghetti em fusilli: os fios da massa eram preparados à mão e enrolados em uma agulha de tricô, dando a ela o formato de parafuso.

O típico Fusilli à Carbonara é a preferida do Cuattro Estações. A versão alla carbonara recebe este nome de uma herança romana, quando os trabalhadores das minas de carvão da cidade faziam uma refeição suculenta com massa e molho feito de ovos, queijo parmesão, toucinho, pimenta preta e manteiga. Os ingredientes aderem entre si e se transformam em uma capa deliciosa, combinação de dar água na boca.

Mousse de Limão Siciliano

Clássica sobremesa da gastronomia européia, o Mousse de Limão Siciliano volta para o nosso cardápio (link do cardápio de segunda) em um intercâmbio culinário entre França e Itália.

Criado pelo artista Henri de Toulouse-Lautrec no século XX, leva o nome de mousse por significar “espuma” em francês, resultado da característica chave do alimento que é conhecido por ser cremoso e aerado. O toque italiano, por sua vez, vem do verdadeiro limão originário do Sul da Itália: o Siciliano.

Panna Cotta à moda da Chef

A Panna Cotta à moda da Chef não poderia ficar de fora da nossa viagem para Itália, afinal é um doce tradicional do país e surgiu através de uma imigrante húngara que morava na região piemontesa.

Podemos descrever a Panna Cotta como “o novo Petit Gateau”, preparada a partir de nata de leite cozida e aromatizada com baunilha. A calda de frutas vermelhas é que dá autenticidade para a sobremesa, que também pode acompanhar caldas e frutas típicas de cada estação do ano.Rodapé: Viajar é ter histórias para contar e você pode fazer isso sem sair de São Paulo. A cada dia da semana, o Cuattro Estações te leva ao redor do mundo com viagens gastronômicas e explosões de sabores.