Já imaginou visitar o maior continente do mundo sem sair de São Paulo e, de quebra, se maravilhar com as delícias do Mediterrâneo? A terra das iguarias te espera em um combo gastronômico com muito sabor e diversidade. Permita-se embarcar em uma viagem gastronômica pelo continente asiático direto da Vila Olímpia. Apresentamos a você, a Ásia em pedaços e Mediterrâneo, tema do menu de terça-feira!

Salada Bruschetta a moda da Chef

A combinação do pão tostado coberto com queijo parmesão, tomates frescos e uma pitada de manjericão é a principal característica da Bruschetta, receita típica da Itália Mediterrânea.

O nome bruschetta vem da região de origem, localizada nos arredores de Lazio e Abruzzo. Lá, os conterrâneos usam o termo brusciato que significa “tostado” em sua tradução para o português. Na região da Toscana, também pode ser conhecida como fetunta, que significa “fatia untada”.

A Sala Bruschetta à moda da Chef do Cuattro Estações tem um toque especial, com adição de molho pesto e tomate holandês imerso no azeite, a nossa receita é única e dá início a sua saborosa viagem gastronômica!

Salada Mediterrânea

Disputada por países europeus e ao norte do continente africano, a culinária mediterrânea é rica em sabores, aromas e é levada a sério como tradição por locais como a Itália, Marrocos, Grécia, Israel e até mesmo o Egito.

A principal característica da Salada Mediterrânea é a combinação de verduras e legumes frescos, temperados com especiarias a granel e com dois ingredientes predominantes: tudo é regado a doses generosas de azeite e pitadas de pimenta.

No Cuattro Estações, a receita é composta por grão de bico, cebola roxa, pepino e tomate — ingredientes selecionados para te transportar para uma das gastronomias mais saudáveis e saborosas do mundo.

Estrogonofe de Filé Mignon à moda da Chef

Conhecido e adorado por milhares de brasileiros, o Estrogonofe não surgiu no Brasil. Na verdade, a sua origem vem da Rússia czarista e o prato foi nomeado por causa dos Stroganov, uma família muito influente no país durante o século XVI.

De acordo com relatos da enciclopédia Larousse Gastronomique, Charles Briere foi quem inventou a receita. Briere era o cozinheiro dos Stroganov e adaptou a forma francesa de flambar a carne temperada na mostarda com o smetana, tradicional creme azedo russo.

A chegada ao Brasil rendeu algumas variações e você precisa provar a do Cuattro Estações! Acompanhado de arroz e batata palha, o Estrogonofe de Filé Mignon à moda da chef vai te transportar para a Rússia na primeira garfada.

Salmão Mediterrâneo à moda da Chef

Estrela da gastronomia mundial, o Salmão é um dos principais ingredientes da culinária dos países localizados às margens do Mar Mediterrâneo. Os peixes são fortes aliados à tradição gastronômica de consumo de produtos orgânicos, frescos e consumidos in natura.

Para esse prato principal, a Chef do Cuattro escolheu o molho de maracujá, fruto típico da América Tropical, com camadas de legumes como acompanhamento. Entre os temperos, o manjericãotraz o sabor original do mediterrâneo, compondo um prato saboroso e saudável.

Muhallebi

O Muhallebi é uma sobremesa lendária, um pudim árabe com origem datada pelo último Império Persa, o Sassânida. Segundo relatos históricos, a receita surgiu no final do século VII pelas mãos de um cozinheiro persa que serviu ao general árabe Al-Muhallab ibn Abi Sufra.

Em suas primeiras versões eram apresentadas três receitas com diferentes ingredientes: leite engrossado com arroz moído, leite com grãos de arroz e frango e um creme de ovo sem arroz.

Na era moderna, povos de diferentes culturas adaptaram a receita original tamanha a popularidade do prato. A versão do Restaurante Cuattro Estações conta com leite, favas de baunilha e acompanha nozes, canela ou chocolate — você pode escolher entre os três e se deliciar.

Doce de Leite das Ilhas Ibéricas

Queridinho dos brasileiros, o Doce de Leite surgiu nas ilhas da Península Ibérica em meados do século XV, quando a expansão da produção da cana-de-açúcar acelerou e o açúcar passou a ser usado como conservante de vários produtos orgânicos, incluindo o leite de cabra ou de vaca.

Na América Latina, a sobremesa foi herdada pela colonização e está presente na culinária local seguindo adaptações e variações no seu nome, como dulce de leche, na Venezuela e Argentina,ou cajeta, para os mexicanos.

No Cuattro Estações a receita é a original, vinda de países como Andorra e Gibraltar, feita a base de leite fervido e açúcar, te entregando a sensação de estar nas Ilhas Ibéricas em cada colherada.